sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Meu relacionamento com meu Tio"

Eu li no site "acapa" hoje a carta de um garoto que tem um relacionamento com o tio por parte de mãe. Bom vou passar pra cá, eu não sei porque ainda me assusto com essas coisas.

Eu tenho um caso com o meu tio materno desde os 17 anos de idade. Moramos juntos. Hoje eu tenho 19 anos. Ele é viúvo e vim do interior para casa dele para estudar. O que acontece é que eu era virgem quando conheci ele. Foi meu primeiro e único homem. Ele está agora com um papo que se sente culpado, acha que sou gay por causa dele. Isto perturba muito ele, pois acha que por ser o meu tio está fazendo uma coisa errada. Outra coisa é que ele é muito ciumento. Não quer que eu saia com meus amigos da facul. Eu gosto muito dele só que isto me sufoca. O que o senhor acha que eu devo fazer?
Mike (Belo Horizonte - MG)

Mike vamos por partes. O fato de você ser gay não tem nenhuma relação com o fato de você ter um caso com o seu tio. A causa da homossexualidade é relacionada com outros fatores. Provavelmente, como todo gay, você já nasceu com uma suscetibilidade comportamental para este tipo de orientação sexual. Com ou sem o seu tio sua vida já estava direcionada para você gostar de homens. Então, ele não deve se sentir culpado por causa da sua homossexualidade. Ele não faz nada de errado tendo um caso contigo. Você declara que gosta dele. Ele provavelmente gosta de você, também. Então vivam este momento das suas vidas. Quanto ao ciúme dele é algo que vocês devem conversar. Nós temos ciúmes daquilo que gostamos e não queremos dividir, ou o que nos reforça positivamente e temos medo de perder. Talvez ele tenha receio que você se envolva com uma outra pessoa. Imagino que você seja bem mais novo do que ele. Possuem necessidades e vivências diferentes. Minha dica é: converse com ele e fale o quanto é importante para você sair com seus colegas da faculdade e que isto não representa perigo para relação de vocês. E que o ciúme não te faz bem e pode prejudicar a sua relação com ele. Sucesso!
(*) João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site http://www.syntony.com.br.

Eu teria um único conselho para o Mike, colega, eu só sinceramente espero que você tenha aproveitado essa fase de sua vida, se você descobrir mais tarde que poderia ter feito mais coisas vai ser muito frustrante.

Nenhum comentário: